O que um perfil precisa ter para ser Campeão?
Uma das coisas que o perfil precisa ter para se destacar é pensar que ele precisa estar totalmente preenchido. O próprio LinkedIn tem um indicador, que é o perfil campeão. Ele aumenta a própria relevância de busca entre os perfis. As empresas visualizam primeiro todos os perfis campeões e depois os que não se encaixam nesse indicador.
O que você precisa para ter um perfil campeão? você precisa ter uma foto legal, então a foto tem que mostrar mais o seu rosto, com uma aparência simpática e tomando cuidado para transmitir a mensagem de autoridade, reconhecimento. outra coisa também é mudar a capa do perfil, para uma que condiz com o que você quer. Existem alguns sites que indicam a qualidade da sua foto, se elas transmitem a ideia que você deseja. (www.snappr.com/photoanalyzer e www.photofeeler.com )
Outro ponto importante é a headline. Ao invés de colocar o cargo, substitua por uma frase que demonstre o que você resolve, o que você traz de solução. Em relação ao resumo, a pessoa deve ser bem específica e objetiva, destacando os resultados e as principais conquistas, incluindo os números desses pontos.
Quando for descrever sua experiência, inclua seus resultados e utilize uma técnica narrativa, na qual uma complementa a outra e mantenha uma relação entre as experiências e relatando seu crescimento profissional.
Importante também incluir palavras-chave que façam referência ao resumo das suas experiências, aos cargos que você almeja, cursos realizados e que facilitem o trabalho das empresas e dos headhunters. Uma dica é olhar as vagas que você almeja e incluir palavras-chave que possam ter a ver com o seu perfil.
Algumas pessoas esquecem que tem a questão das habilidades. Então preencha as habilidades – pelo menos 5 delas – no perfil. Também é muito positivo contar com a recomendação de outros profissionais, pessoas que trabalharam com você e que possam comentar suas experiências e habilidades. Isso contribui para a construção da habilidade. Dica: você pode contribuir recomendando profissionais do seu círculo, que possam retribuir essa ação.
Criar artigos, seguir top voices, comentar de forma sucinta e inteligente algumas postagens de pessoas renomadas e criar conexões bacanas contribuem para a construção da autoridade dentro da rede. Use e abuse de comentários profissionais e inteligentes em postagens de pessoas de renome, pode chamar atenção positivamente das pessoas que leêm e seguem essas pessoas e te dar autoridade, mas cuidado para não dar um tiro no pé.
Ferramentas para conseguir emprego!
Além do alerta de vagas, o LinkedIN oferece uma plataforma de cursos de aperfeiçoamento, que podem contribuir para que a pessoa desenvolva novas habilidades. Uma novidade que surgiu em meio à pandemia, no ano passado, foi o “Career Explorer” (Explorador de Carreiras). Ele basicamente analisa o perfil do candidato e mostra como suas habilidades e experiências podem contribuir para novas funções. Além disso, o explorador rastreia a experiência relevante entre seus contatos, para que você possa pedir orientações e mentoria, por exemplo.
Eles também incluíram na plataforma uma moldura para foto de perfil com a hashtag #OpenToWork, que facilita a entrega dos perfis de candidatos para os recrutadores.
O que o usuário nunca deve fazer na rede social.
Check list do que NÃO FAZER:
- não dá pra ficar postando fotos muito pessoais, memes ou situações que não tenham a ver com seu nicho de atuação profissional.
- A pessoa deve tomar certo cuidado para não sair do tom, ao escolher as bandeiras as quais levanta e cuidar para não passar uma imagem muito extremista ou pouco profissional, até para não ferir as leis e diretrizes das redes.
- Atualmente, o LinkedIN também conta com os stories, que pode ser utilizado para mostrar o dia a dia dentro da empresa, na sua rotina, mas sempre tomando cuidado para não dar um tom muito pessoal para o perfil.
Afinal, é uma rede social de networking então aja com profissionalismo.
Abs. Vanessa Winter
Mentora – Academia do Zero ao Topo